Folha Técnica 569

FRIO INTERAGE COM VARIEDADE, MANEJO E IRRIGAÇÃO EM CAFEZAIS

J.B. Matiello e L. Bartelega - Engs. Agrs Fundação Procafé; T.H.L. Silva, Estudante de Agronomia e Bolsista Fundação Procafé, J. Renato Dias, L. Franco e Hernane Souza – Engs Agrs Fdas Sertãozinho

Observações de campo, em lavouras de café, mostram que o frio e seus efeitos interagem e variam conforme as características das lavouras, principalmente com a variedade, o manejo adotado e a irrigação.

A cafeicultura brasileira, localizada mais ao sul do país, abrangendo os estados do Paraná, São Paulo e Regiões Sul e Triângulo em Minas, nessa época de inverno, fica sujeita ao efeito do frio, que pode atingir os cafeeiros de duas formas: uma queima leve, restrita às folhas novas da ponta dos ramos, com temperaturas um pouco acima de 0°C, e a geada, onde ocorre queima mais severa do cafeeiro, podendo atingir a folhagem, os ramos e até o tronco das plantas, nesse caso com...