Livro Cultura de Café no Brasil - Manual de Recomendações

Este Livro, na forma de um “Manual de Recomendações”, em nova edição 2020, muito ampliada, com 728 páginas, atualizada e bem ilustrada (em cores) visa aumentar e difundir a base de conhecimentos sobre todos os aspectos da cultura cafeeira, desde seu diagnóstico, passando pelo clima e solo, pelas variedades, pela implantação dos cafezais, pelos tratos culturais, pela colheita, preparo e qualidade do café e pela gestão e custos na produção. Esta constitui sua 10ª edição e tem como propósito a continuidade na orientação de Técnicos e Produtores quanto ao melhor uso de tecnologias para a lavoura cafeeira.

Cafezais mais produtivos, com cafés de melhor qualidade, resultam em maior rentabilidade, porém, precisam do trabalho árduo do produtor, de modo bem orientado e com emprego de práticas adequadas.

A cafeicultura brasileira evoluiu muito nas últimas 5 décadas, lavouras foram renovadas, novas regiões surgiram, assim como, novos sistemas de cultivo e de manejo dos tratos com consequente aumento nas produtividades e nas safras, apesar das dificuldades climáticas. Os sistemas de plantio mudaram para um maior número de plantas/área, com adequação às zonas de montanha e às áreas planas/mecanizáveis. Surgiram variedades mais produtivas, resistentes e vigorosas. O manejo dos tratos e a colheita foram facilitados com a mecanização. A nutrição das plantas, o controle das ervas e de pragas/doenças foram viabilizados, de forma eficiente e econômica. Ainda, se destacam o maior uso de podas, da irrigação e os cuidados no preparo de cafés de qualidade.

Boa parte desses avanços se deve ao suporte dado ao setor produtivo do café, por uma Equipe Técnica especializada atuando no desenvolvimento e difusão das práticas mais racionais. O livro é um instrumento básico para dar apoio a essa Equipe, pois traz todo conhecimento e experiências acumulados pela pesquisa e pelo trabalho no campo junto às lavouras de café.

“A aquisição e consulta do livro vai contribuir para sanar dúvidas dos interessados e, com certeza, o livro será muito útil para todos que queiram melhorar, ainda mais, seus conhecimentos e suas atividades ligadas à cafeicultura.”

Valor unitário R$140,00 + Frete

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-400