Logo.png

O objetivo da publicação de trabalhos de pesquisa, numa Série, é o de veicular e difundir aqueles trabalhos com resultados que tenham aplicação, de forma mais imediata, na prática, no campo. Visa, deste modo, encurtar o caminho entre a Pesquisa e sua transformação em tecnologias, para uso mais rápido pelo setor cafeeiro.

A finalidade da Série é ampliar a difusão de pesquisas publicadas, em Congressos, revistas, teses, etc, e, mesmo, de trabalhos ainda em andamento, antecipando resultados já conclusivos e úteis, aos técnicos de AT e aos produtores. Ao mesmo tempo, amplia o público alvo, atingindo aquele que, normalmente, não participa de eventos mais técnicos. A divulgação, também, valoriza o trabalho dos pesquisadores, que vão ter seu esforço traduzido em satisfação, diante da possibilidade de uso prático de sua dedicação.

Na Série Pesquisa Cafeeira Aplicada a apresentação dos trabalhos será feita na forma de um resumo expandido, mostrando as condições e metodologias dos estudos e seus resultados e conclusões. È importante o destaque final da publicação, onde é incluído um texto sobre o efeito prático da pesquisa, além de ilustrações, que ajudam a visualizar os resultados.
Os trabalhos da Série serão divulgados via site da Fundação Procafé (www.fundacaoprocafe.com.br/pesquisa-cafeeira-aplicada), bastando clicar no local “publicações” e abrir o item Serie Coffea – Pesquisa Cafeeira Aplicada.  A periodicidade de publicação será quinzenal e os trabalhos serão catalogados no órgão de registro de publicações

Artigos:

1 - Produtividade de progênies e linhagens de cafeeiros, de seleções do procafé com resistência à ferrugem.

2 - Recuperação pós-poda de esqueletamento em progenies de cafeeiros com resistência à ferrugem

3 - Estudo de espaçamentos x variedades de café na região da Mogiana-SP- resultados nas seis primeiras safras

4 - Efeito das aplicações de programas de inseticidas e ou fungicida/inseticida de solo, com posterior aplicação foliar, para o controle de doenças e efeito na produtividade do cafeeiro.

5 - Sistemas de implantação e condução inicial de lavoura de café arábica adensada

6 - Doses de fósforo em cafeeiros em produção, no Sul de Minas

7 - Aplicação bem protegida de herbicidas em cafezais, com utilização de triciclos.

8 - Formação, em larga escala, de mudas de café em bandejas plásticas

9 - Cafeeiros da cultivar Acauã, com boa resistência ao nematoide M. exigua

10 - Desenvolvimento de um módulo de sistema de irrigação em malha larga para cafezal

11 - Desenvolvimento de terreiro de secagem de café, com tela e lona plástica, para uso em pequenas propriedades