Estação de avisos

Estações de Avisos Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba

Estações de Avisos - Sul de Minas / Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba / Mogiana

A equipe de técnicos da Fundação Procafé em parceria com o MAPA, efetua o monitoramento constante das condições climáticas e fitossanitárias de lavouras nas regiões do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba e da Mogiana – SP. Neste monitoramento, além das médias climáticas e dos índices de pragas e doenças, é realizado o balanço hídrico de água no solo e também as médias de crescimento e enfolhamento das lavouras cafeeiras.

Mensalmente é confeccionado um Boletim de Avisos Fitossanitários o qual é enviado via e-mail ao público em geral, bem como disponibilizado na internet, principalmente para técnicos da assistência ao produtor (os principais difusores das informações), imprensa em geral, cafeicultores, estudantes e pesquisadores da cultura. Estas Estações de Avisos Fitossanitários alcançam, direta e indiretamente, aproximadamente 50.000 beneficiários nestas regiões cafeeiras.

Frente às constantes alterações climáticas que vêm ocorrendo, o boletim de avisos fitossanitários serve como balizamento no momento certo, para a tomada de decisão na adoção de práticas de controle fitossanitário e irrigação. Também contribui para o entendimento dos efeitos do clima nas diferentes fases fenológicas do desenvolvimento do café e suas consequências para a produção final das plantas. Desta maneira, de antemão, os produtores e técnicos tem uma ferramenta para lhes auxiliar no planejamento da condução da lavoura cafeeira.

Através dos boletins é possível obter informações sobre temperaturas; volume de chuvas; percentual de enfolhamento; balanço hídrico comparado com a média histórica da região; crescimento vegetativo; incidência de pragas e doenças, tais como: Ferrugem, Cercospora, Bicho-Mineiro, Phoma, Broca e Ácaro. E, com base nestes dados, é possível racionalizar o uso de defensivos, contribuindo para uma maior sustentabilidade ambiental nas lavouras de café, reduzindo os custos da produção e, consequentemente, aumentando a sua rentabilidade. Com os dados de balanço hídrico ainda é possível determinar as lâminas de água a serem aplicadas em lavouras irrigadas.

Responsável: Eng. Agr. Rodrigo Naves Paiva

E-mail: rodrigo@fundacaoprocafe.com.br