Conheça nossas palestras

Gostaria de contratar uma palestra? Entre em contato: luiza@fundacaoprocafe.com.br.
Temas relacionados a Cultura do Café

Assistência Técnica


A apresentação é mais voltada para técnicos envolvidos na cafeicultura que tem interesse em iniciar ou aprimorar a atividade de assistência técnica.




Boletim de Avisos Sanitários


Sistema de informações (climáticas, fenológicas e de pragas/doenças) que tem como função fornecer orientações aos cafeicultores promovendo controles e manejos mais eficientes, através da emissão de avisos mensais (boletins).




Colheita do Café


O conteúdo visa auxiliar na avaliação do sistema de colheita adequado para ser empregado em diferentes condições de lavoura. É uma palestra que irá auxiliar na regulagem de colhedoras, adequação de sistemas semi-mecanizados e estratégias de melhorias na colheita manual, definição do ponto correto de colheita, objetivando melhor eficiência na derriça dos frutos.




Controle de Pragas e Doenças do Cafeeiro.


O controle ineficiente das pragas e doenças do cafeeiro é responsável por até 50 % da queda na produtividade, trazendo como consequência a elevação dos custos de produção. Nesta palestra iremos abordar as principais pragas e doenças, seu comportamento nos últimos anos, e o que os resultados de pesquisa vêm mostrando com relação às técnicas de controle e surgimento de novos produtos.




Evolução da Ferrugem e Escape (Ferrugem Tardia)


Principais Danos à Lavoura, fatores influentes, tipos de controle (genético, químico), níveis de eficiência de controle, problemas e condicionantes da ferrugem tardia.




Fertilidade e Nutrição do Cafeeiro


Apresentação sobre o tema de Fertilidade e Nutrição do Cafeeiro de maneira simples e eficiente em diferentes níveis de complexidade de acordo com o público alvo. Nesta palestra, o objetivo é auxiliar nas tomadas de decisão nos planejamentos de Corretivos e Fertilizantes (solo e folha), de modo a atingir a máxima produção econômica.




Fisiologia do Cafeeiro


Botânica e morfologia do cafeeiro. Adaptações fisiológicas e ecológicas relacionadas ao centro de origem e ao cultivo comercial do café. Crescimento, fenologia e fisiologia da produção, enfocando aspectos práticos aplicados ao crescimento vegetativo, floração e desenvolvimento e produção de frutos. Análise teórica e prática sobre a queda de frutos, seca de ramos, bienalidade de produção e fatores que afetam a produtividade das lavouras de café. Resposta a estresses abióticos como escaldadura, déficit hídrico, geada e altas temperaturas.




Implantação da lavoura Cafeeira


Este tema contempla uma série de fatores que devem ser observados e considerados para implantação de uma lavoura produtiva. Desde o preparo de solo aos manejos e tratos culturais após a implantação da mesma.




Irrigação de Salvação ou Suplementar para o Cafeeiro


Importância da irrigação, períodos importantes de falta de água para os cafeeiros, tipos de irrigação, sistemas de irrigação e resultados de ensaios de pesquisa com irrigação no Sul de Minas.




Manejo de Alta Performance


Conteúdo abrangente de todas as áreas que envolve o sistema de produção de café arábica com apresentação de fundamentos essenciais à formação e à condução de lavouras com alta produtividade em sistema de sequeiro. Esta palestra visa gerar conhecimentos aos produtores de modo que possam planejar e implantar a adequação de suas lavouras para um modelo de alta produtividade e rentabilidade.




Manejo de Plantas Daninhas no Cafeeiro


Como proceder com o manejo de plantas daninhas? Esta palestra aborda dados de pesquisas e práticas de campo mais adequados para o controle de plantas daninhas em vistas dos melhores resultados para as lavouras cafeeiras




Manejo de Pós Colheita


Apresentação contendo informações técnicas e operacionais de manejo, abrangendo informações técnicas dos frutos, sistemas de preparo, sistemas de secagem, planejamento de colheita, dimensionamento de estrutura, etc. É uma palestra de aplicação prática visando dar suporte e gerar indicadores a técnicos e produtores para estruturação e adequação do sistema de pós-colheita e melhoria da qualidade dos cafés.




Nematoides em Cafeeiros


Este tema contempla informações sobre nematoides, suas espécies, danos gerados e sistemas de controle e manejo. Esta palestra tem como objetivo orientar os produtores sobre a ocorrência e disseminação de nematoides e, também, técnicas para redução de danos e manejo das lavouras atacadas.




Novas Variedades de Café e Recomendações Técnicas


Esta palestra tem um conteúdo prático visando a recomendação de cultivares de café arábica para plantio comercial.São apresentadas as principaiscaracterísticas de cada cultivar, como época de maturação, vigor vegetativo eresposta à poda e ao espaçamento, resistência a pragas, doenças e nematoides, facilidade de colheita, produtividade, qualidade da bebida e resposta a estresse abióticos como déficit hídrico e altas temperaturas. É também discutida a adaptabilidade das cultivares às diversas regiões cafeeiras e a condições locais dentro da propriedade. Ao final são feitas recomendações específicas para as principais regiões cafeeiras e para problemas específicos.




Podas e Condução de Lavouras Cafeeiras


Esta palestra envolve todas as áreas de conhecimento que integram sistemas de podas, sendo: genética, manejo de brotos, espaçamentos, sistemas de manejo cíclicos Safra Zero, nutrição, manejo de pragas e doenças, variações na arquitetura de corte das plantas, análise de viabilidade de podas, etc. Esta palestra tem como propósito gerar conhecimentos para que o produtor seja capaz de renovar lavouras, aumentar produtividade e otimizar custos no sistema de produção.




Problemas Climáticos - Seca Afetando a Cafeicultura


Qual fator climático mais vem afetando a produção cafeeira nos últimos anos? A ação climática possui impactos diretos nos cafeeiros e, ainda, indiretos por meio de outros fatores e organismos que também impactam nos cafeeiros. Este tema aborda, de modo simples e o objetivo, a ação climática da seca e sua influência no processo de crescimento e produção do cafeeiro.




Produção de Cafés Especiais


Conteúdo direcionado a um manejo específico ao sistema de produção de cafés especiais abrangendo conhecimentos sobre cultivares, manejo de lavouras, planejamento de colheita, sistema de preparo, secagem, etc. É uma palestra de aplicação prática que visa fornecer conhecimentos suficientes para que o produtor tenha condição de conhecer seu potencial de produção de cafés especiais e de aperfeiçoar o seu sistema de produção em vistas deste padrão.




Recuperação e Renovação de Cafezais


Assim como levantado pela Fundação Procafé, no Diagnóstico da Cafeicultura do Sul de Minas, a produtividade média das lavouras existentes, se encontram muito abaixo do ideal, mesmo sendo em sua maioria lavouras em fase de plena produção. Baseado nisto, esta palestra busca abordar as melhores ferramentas existentes para que possamos fazer com que nossas lavouras atinjam seu pleno potencial produtivo, seja através da recuperação das lavouras existentes, ou mesmo, pela renovação.




Tecnologias de Aplicação


Esta palestra visa prestar orientação quanto às mais indicadas tecnologias de aplicação para o uso de determinado defensivo, seja isoladamente ou em associação com outros produtos ou nutrientes, englobando assim, todo um sistema tecnológico que deve ser empregado visando maior eficiência no manejo, além da economia de recursos.





Temas relacionados ao Mercado de Café e Gestão

A Atual Conjuntura do Mercado de Café


Diante um cenário de excessiva volatilidade em suas cotações, qual o momento mais oportuno para comercializar o café? Este tema aponta as atuais causas das oscilações dos preços da commodity bem como possibilita a cafeicultores e demais interessados na comercialização do produto constatarem possíveis cenários futuros, sejam de baixa ou de alta, possibilitando, deste modo, a identificação do momento mais apropriado para a venda ou compra da commodity.




Análise de Tendências


Como se analisar tendências no mercado de café? Quais fatores de curto, médio e longo prazo impactam nas cotações do café? O que pode pesar a favor e o que pode pesar contra estas cotações? Este tema aborda estas questões com o propósito de tornar cafeicultores e outros interessados aptos a perceber situações e prever cenários que podem influenciar nas cotações do café e, assim, estruturar as melhores estratégias de comercialização do produto.




As Principais Bolsas de Mercado Futuro para Café


  • Neste tema, com o objetivo de capacitar o público na comercialização de cafés em Bolsas de Mercado Futuro, são abordadas às características e especificações dos contratos futuros de café das principais Bolsas do mundo para a Commodity, sendo:
    • Ice Futures Europe: Bolsa que incorporou a LIFFE (Londres) onde se negocia café robusta.
    • B³: A fusão da BM&FBOVESPA com a CETIP deu origem a B³, bolsa que atualmente negocia café no Brasil;
    • Ice Futures US: a famosa Bolsa de Nova Iorque onde são negociados cafés descascados e despolpados;




Classificação e Degustação de Café (Protocolo SCA X Metodologia COB)


  • Palestra destinada aos interessados em conhecer as características de identidade e de qualidade para a classificação e degustação de cafés bem como as etapas, as condições e os procedimentos que envolvem ambos os processos (de classificação e de degustação) nas duas metodologias:
    • Protocolo SCA: Para cafés especiais;
Metodologia COB: Para café commodities




Ferramentas de Mercado Futuro


Atualmente, muitos cafeicultores ainda assumem a condição de especuladores em 100% de sua safra, pois não conhecem as melhores alternativas disponíveis para fixação de, ao menos, uma parte de sua produção. Ciente de seus custos, o cafeicultor deve aproveitar as oportunidades que surgem para travar suas vendas de modo a garantir lucratividade em ao menos um percentual de sua safra. Mas quais as ferramentas de mercado futuro mais indicadas e como operá-las? Este tema explana justamente estas questões.




Gerenciamento, Planejamento e Custos de Produção


Atualmente, muitos cafeicultores ainda fazem o gerenciamento das suas propriedades sem um planejamento prévio, sem conhecer o real potencial de sua propriedade e com isso focam seus esforços de maneira desordenada, não conseguindo assim, desenvolver todo seu potencial produtivo e elevando seu custo de produção. O objetivo da palestra é trazer ao público, ferramentas de análise de custo, como identificar os pontos fortes e fracos da propriedade, assim como as oportunidades e ameaças do setor (análise SWOT ou FOFA), como calcular seu custo de produção e quais indicadores utilizar, e a importância do planejamento para melhor aproveitamento das oportunidades de mercado.





Gostaria de contratar uma palestra? Entre em contato: luiza@fundacaoprocafe.com.br.

Institucional

Navegação

Redes Sociais

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

Alguma dúvida?

Entre em contato

(35) 3214-1411

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-400

© Copyright 2020 Fundação Procafé - Todos os direitos reservados
0
Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira