top of page

47º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras aconteceu de 24 a 27 de outubro/2023

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em sua 47ª edição, foi realizado no período de 24-27 de outubro/2023, nos salões e auditório do Hotel Glória, em Caxambú-MG.

O evento teve por objetivo reunir equipes de técnicos, ligadas à pesquisa e à difusão de tecnologias, para discutir e divulgar as inovações obtidas, nos últimos anos, visando melhorias para o setor cafeeiro.

Na programação do Congresso constou a apresentação de trabalhos de pesquisa, recebidos dos Técnicos, das diversas Instituições e de diferentes regiões do país. Foram divulgados 509 trabalhos com resultados de estudos sobre os diversos setores da cultura cafeeira, sendo – 53 sobre pragas, 58 sobre doenças do cafeeiro, 33 sobre práticas de plantio, 42 sobre controle do mato, 67 sobre adubação, 8 sobre podas, 18 sobre irrigação, 46 sobre colheita preparo e qualidade do café, 15 sobre mecanização, 110 sobre melhoramento genético, 38 sobre fisiologia e ecologia, e 21 sobre estudos socio-econômicos. Também foram realizados 3 seminários, debatendo assuntos como – as novas variedades de cafeeiros, a irrigação em cafezais e o uso de herbicidas nas lavouras de café.  Todos os trabalhos foram publicados no livro dos Anais, cuja integra se encontra no site da Fundação. Os trabalhos apresentados oralmente se encontram no Programa em seguida.

Na abertura do Congresso foi promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, houve o lançamento de duas novas cultivares de café e, ainda, foram conferidas homenagens, do mérito cafeeiro, a 16 personalidades e Técnicos que trabalham pela cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. Também foi prestada uma homenagem Póstuma ao Pesquisador Júlio César de Souza.  No último dia de evento foi realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados, na Fazenda Experimental de Varginha.

O Congresso contou com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura  de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba – Uniube e da Universidade Federal de Lavras –

Colocamos, em seguida, o folder do evento, o programa dos trabalhos apresentados e a listagem dos homenageados.

47 cbpc folder amarelo final_page-0001.jpg
47 cbpc folder amarelo final_page-0002.jpg

Medalha do Mérito Cafeeiro entregue no 47º CBPC

Dirigentes de Associações