Folha Técnica 783
- Fundação Procafe

- há 4 dias
- 1 min de leitura
EMISSÃO DE PAR DE FOLHAS NOVO, POR CHUVAS PRECOCES, PODE MELHORAR FRUTIFICAÇÃO EM RAMOS DE CAFEEIROS DESFOLHADOS
J. B. Matiello-Eng Agr Fundação Procafé e Lucas Franco, Lucas H. Figueiredo, Fernando Figueiredo e José Emanuel A. Pinto -Engs Agrs Fazendas Sertaozinho.
Observações de campo mostram que a emissão de um novo par de folhas, em ramos de cafeeiros desfolhados pode melhorar, parcialmente, o pegamento dos frutos na pós-florada.
Cafeeiros submetidos a estresses, especialmente por déficits hídricos, apresentam grande queda de folhas. Assim, os ramos plagiotrópicos ficam muitos desfolhados, perdendo até o último par de folhas.
Na condição de ramos desfolhados ocorre um menor pegamento da florada, pois esses ramos ficam com poucas reservas, para suprirem o desenvolvimento dos frutinhos, que, então, em boa parte, acabam caindo.
Na situação em que os ramos perdem até o último par de folhas, da ponta dos ramos, a translocação de água e nutrientes fica muito prejudicada, pois as folhas funcionam como bomba para essa translocação, e, assim, o ramo pode apresentar seca de ponteiros, com redução drástica da frutificação.
As chuvas mais precoces, em agosto setembro, ao promoverem, antecipadamente, a formação de um par novo de folhas, o qual reduz o risco de seca do ponteiro do ramo e tende a fornecer energia para a frutificação, cuja maior exigência ocorre a partir de 80 dias pós florada, quando os frutinhos começam a formar as sementes internamente, o que chamamos de fase de granação dos frutos.
Em cafeeiros, que, por estresses, ficam mais desfolhados, os pares de folhas novos, que se formam, por chuvas precoces ou por irrigação mais cedo, o pegamento da florada fica favorecido, resultando em maior frutificação,





Comentários