top of page
Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira

Folha Técnica 782

DIFERENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE GEMAS FLORAIS EM CAFEEIROS POR EFEITO DE FACE DE INSOLAÇÃO DAS PLANTAS

J.B.Matiello - Eng Agr Fundação Procafé, Gianno Brito - Eng Agr e Renato Brito –Estudante de Agronomia na UESB e Fazenda Vidigal.

 

O cafeeiro é uma planta que diferencia as gemas florais bem cedo, de março a maio, quando ocorre o período de diferenciação floral. Nesse estágio, as gemas ficam praticamente invisíveis. Em seguida, no período mais frio e seco, as gemas crescem e ficam dormentes e, diante de um diferencial hídrico, por chuva ou irrigação, voltam a se desenvolver, rapidamente, na forma de botões maiores e se abrem em flores.


A intensidade e a época do desenvolvimento floral dependem das condições de reservas dos cafeeiros, seu nível de enfolhamento e se relacionam também com a condição ambiental.


Na presente nota técnica objetiva-se relatar uma observação de campo, relativa a um diferencial no desenvolvimento das gemas florais, dentro da mesma planta.


Os sistemas de plantio de cafeeiros, indicados atualmente, adotam espaçamentos em renque, com maiores distâncias nas ruas e pequenas distâncias entre plantas na linha. Assim, uma linha de cafeeiros sempre tem 2 lados de plantas no renque. Conforme o direcionamento de plantio, cada lado da linha pode ter condição de exposição solar diferenciada, com efeitos microclimáticos também diferentes, em cada lado da planta.


A observação feita em lavouras de café no Planalto de Conquista, em Barra do Choça -BA, mostrou um aspecto novo, quanto ao desenvolvimento das gemas e botões florais. Verificou-se uma antecipação do crescimento das gemas/botões na face da planta mais exposta à insolação da tarde. A ramagem, nessa face, em início de setembro, apresentava botões grandes e já começando sua abertura em flores, enquanto na face, das mesmas plantas, que ficava do lado menos batido pelo sol as gemas se mantinham muito pequenas, com pouco desenvolvimento, indicando grande diferencial para a floração.


Conclui-se que - a insolação maior de um lado da linha de cafeeiros antecipa o desenvolvimento das gemas, resultando em botões maiores e acelera o processo de florescimento. O efeito da insolação pode ocorrer pela maior luminosidade, e, também, pela maior temperatura.

ree
ree

 
 
 

Comentários


bottom of page