Folha Técnica 781
- Fundação Procafe

- há 4 dias
- 2 min de leitura
GRANDE QUANTIDADE DE SEMENTES DA ERVA CORDA DE VIOLA EM AMOSTRAS DE CAFÉ
J.B.Matiello- Eng Agr Fundação Procafe e Warley A. Rodrigues _ Eng Agr Consultor em cafeicultura
Foram observadas, em amostras de café, sementes da erva corda de viola, em grande quantidade, o que pode representar contaminante, dos grãos e, também, da palha de café.
A corda de viola é uma erva importante, que infesta lavouras de café, tendo hábito trepador, subindo nos cafeeiros. São várias espécies do gênero Ipomea, que ocorrem nas lavouras, cujas sementes germinam e as ervas crescem, tanto nas entrelinhas como sob as plantas de café.
Sem controle a corda de viola chega a cobrir totalmente a copa dos cafeeiros, prejudicando as plantas de café, pela concorrência que a erva estabelece, em água e nutrientes, e, ainda, ao cobrir a copa, ela reduz a capacidade fotossintética dos cafeeiros.
A erva Corda de viola produz grande quantidade de sementes, de cor escura. Essas sementes, por ocasião da colheita dos frutos de café, acabam se misturando com os frutos e, na operação de beneficiamento, uma parte dessas sementes pode ficar junto aos grãos de café beneficiados. Outra parte das sementes da corda de viola vão ficar junto com a palha do café beneficiado.
Na amostra de café objeto do presente trabalho de avaliação, realizado em café em coco, colhido em lavoura em Patrocínio-MG, verificou-se que em 400 g de grãos de café haviam 15 g de sementes de corda de viola. Observou-se que parte das sementes permanece mesmo após o beneficiamento do café, tendo já sido constatadas em cafés “bica corrida”. Provavelmente se espera que essas sementes possam ser eliminadas, de junto aos grãos, por ocasião do rebeneficiamento.
Conclui-se que - amostras de café, em coco ou beneficiado, podem conter sementes da erva corda de viola, em grande quantidade, que podem trazer problemas de contaminação. A parte de sementes que passa junto com a palha de café vai ser uma fonte de infestação da erva, na lavoura, quando do retorno dessa palha como adubo. A descontaminação dos grãos de café pode ser feita com o rebeneficiamento e as sementes da palha podem ser tornadas inviáveis, desde que seja feita uma compostagem cuidadosa, de forma a atingir altas temperaturas, por um prazo adequado.






Comentários