Fazenda Experimental de Franca

Sobre a fazenda

A Fundação Procafé, no ano de 2013, firmou um convênio com a Fundação do Café da Alta Mogiana, a partir do apoio da COCAPEC (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), dando origem a Fazenda Experimental de Franca, inicialmente, com área de 20 ha. Visando o aumento da fazenda, uma parceria foi firmada com a ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “Prof. Carmelino Corrêa Júnior” que disponibilizou outros 20 ha. Atualmente, a Fazenda Experimental de Franca, localizada a 8 km do centro da cidade, conta com uma área total de 40 ha dos quais 33 ha são constituídos por lavouras de café destinadas à experimentação.

Pesquisas em Desenvolvimento

Melhoramento genético – 18 experimentos estão instalados visando selecionar as cultivares mais adaptadas as condições da Alta Mogiana.

Pragas e doenças – são 10 trabalhos de pesquisa buscando soluções mais eficientes para o controles das principais doenças e pragas presentes na cultura do cafeeiro.

Ecologia e fisiologia – 11 ensaios a campo, com objetivo de avaliar novos produtos comerciais que possam contribuir na redução do estresse fisiológico do cafeeiro.

Nutrição – possui 25 experimentos, avaliando formulações de fertilizantes com diferentes tecnologias, visando melhor aproveitamento dos nutrientes pelo cafeeiro.

Irrigação – 1 experimentos para auxiliar na definição da melhor estratégia de suplementação de água nas condições da Região.

Tratos culturais e manejo da lavoura – 26 experimentos avaliando diversos tipos de podas para a lavoura, manejos de plantas daninhas, plantio e formação da lavoura, entre outros.

Total de 91 experimentos em condução

Estrutura da Fazenda

• Escritórios

• Estação meteorológica e avisos sanitários