Laboratório de Biotecnologia

Desde 2003 a Fundação Procafé vem pesquisando no ramo da ciência que proporciona grande impacto na agricultura, na alimentação e na saúde humana, vem investindo em Biotecnologia.

A introdução desses métodos biotecnológicos para auxiliar os programas de melhoramento genético tem se mostrado muito útil, principalmente em culturas perenes, como o cafeeiro.

 

O melhoramento convencional necessita de até 30 anos de trabalho para a produção de uma nova cultivar. Uma outra maneira mais rápida de desenvolver cultivares de café é através da seleção de plantas matrizes. A seleção pode ser feita em apenas oito anos. As plantas matrizes selecionadas são usadas para a produção de mudas através de propagação vegetativa utilizando a folha. Esta técnica é chamada de embriogênese somática.

Clonagem Coffea arábica através da Embriogênese Somática  

Como uso da embriogênese somática são produzidas as chamadas mudas clonais, que são cópias fiéis da planta matriz. Esta técnica favorece a multiplicação de híbridos e de plantas superiores que ainda não podem ser propagadas por sementes. Como auxílio da embriogênese somática a Fundação Procafé selecionou plantas matrizes com resistência ao bicho-mineiro e à ferrugem e lançou a primeira cultivar clonal de café arábica do Brasil, a Siriema VC4.

Com o objetivo de reduzir o custo das mudas clonais a embriogênese somática tem sido associada à miniestaquia, possibilitando a produção de mudas em larga escala e a custo acessível para o produtor rural.

Atualmente a Fundação Procafé está iniciando um grande projeto para a produção de mudas clonais de plantas superiores e está aberta a trabalhar com parceiros externos.

Interessado em investir nesta tecnologia? 

Entre em contato conosco:

Institucional

Navegação

Redes Sociais

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

Alguma dúvida?

Entre em contato

(35) 3214-1411

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-400

© Copyright 2020 Fundação Procafé - Todos os direitos reservados
0
Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira