Laboratório de Biotecnologia

Desde 2003 a Fundação Procafé vem pesquisando no ramo da ciência que proporciona grande impacto na agricultura, na alimentação e na saúde humana, vem investindo em Biotecnologia.

A introdução desses métodos biotecnológicos para auxiliar os programas de melhoramento genético tem se mostrado muito útil, principalmente em culturas perenes, como o cafeeiro.

O melhoramento convencional necessita de até 30 anos de trabalho para a produção de uma nova cultivar. Uma outra maneira mais rápida de desenvolver cultivares de café é através da seleção de plantas matrizes. A seleção pode ser feita em apenas oito anos. As plantas matrizes selecionadas são usadas para a produção de mudas através de propagação vegetativa utilizando a folha. Esta técnica é chamada de embriogênese somática.

Lâmina Ciclo Café - Fundação Procafé.png

Clonagem Coffea arábica através da Embriogênese Somática

Como uso da embriogênese somática são produzidas as chamadas mudas clonais, que são cópias fiéis da planta matriz. Esta técnica favorece a multiplicação de híbridos e de plantas superiores que ainda não podem ser propagadas por sementes. Como auxílio da embriogênese somática a Fundação Procafé selecionou plantas matrizes com resistência ao bicho-mineiro e à ferrugem e lançou a primeira cultivar clonal de café arábica do Brasil, a Siriema VC4.

Com o objetivo de reduzir o custo das mudas clonais a embriogênese somática tem sido associada à miniestaquia, possibilitando a produção de mudas em larga escala e a custo acessível para o produtor rural.

Atualmente a Fundação Procafé está iniciando um grande projeto para a produção de mudas clonais de plantas superiores e está aberta a trabalhar com parceiros externos.

Interessado em investir nesta tecnologia?

Entre em contato conosco: