Folha Técnica 555

COLHEITA SELETIVA DO CAFÉ É FACILITADA COM MECANIZAÇÃO.

J.B. Matiello - Eng Agr Fundação Procafé e J. R. Dias, Lucas Franco e Hernane de Souza - Engs Agrs Fazendas Sertãozinho e Vanderlei Silva - Tec Agr Fda Vista Bela

Aproximando-se o período de colheita do café é importante destacar que a colheita seletiva dos frutos pode ser muito facilitada e mais econômica, quando realizada mecanicamente.

A colheita seletiva do café é relevante, pois visa colher o máximo de frutos maduros e o mínimo de verdes, para, com isso, obter o maior rendimento de grãos e, ainda, resultar n’uma melhor qualidade dos cafés.

Tradicionalmente, a colheita de café no Brasil vem sendo feita por derriça, manual ou mecanizada, com uma só passada, o que reduz os custos da operação. A colheita manual seletiva é pouco praticada no país, diferentemente do que ocorre na Colômbia e América Central, onde são realizadas 10-15 passadas por ano, coletando frutos ....

Clique aqui e acesse a matéria completa