Folha Técnica 543

AVANÇOS NA SELEÇÃO DE CAFEEIROS DA CULTIVAR SIRIEMA, VISANDO RESISTÊNCIA MÚLTIPLA

J.B. Matiello, S.R. Almeida e L. Bartelega- Engs Agrs Fundação Procafé, B. M. Menegucci Bolsista CBPC – Fundação Procafe, Mauricio B. da Silva- Eng Agr MAPA e Carlos H. S. Carvalho, Pesquisador Embrapa-Café

Os trabalhos de pesquisa para desenvolver novas seleções, dentro do material genético de Siriema, foram acelerados nos últimos anos, com avanços nas etapas, agora focando na redução do tempo necessário à disponibilização dessas seleções, para seu uso comercial, pelos cafeicultores.

A cultivar Siriema abrange materiais oriundos de hibridação entre cafeeiros das espécies Coffea arabica (Blue Mountain) e C. racemosa, retrocruzadas com Mundo Novo, trabalho iniciado no IAC, na década de 1970, visando, principalmente, incorporar resistência ao Bicho Mineiro. Sementes de café dessa origem foram plantadas no Campo Experimental do ex-IBC, em Caratinga, onde foram avaliadas, sendo duas plantas, que se mostraram....

Clique aqui e acesse a matéria completa

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-400