top of page
Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira

Fazenda Experimental de Lajinha

Sobre a fazenda

O novo campo experimental se situa no município de Lajinha, na Zona da Mata de Minas Gerais, com área em altitudes entre 700-800 m. O trabalho da Fundação vai contar, também, mediante Convênio, com a colaboração da Coocafe- Cooperativa de Cafeicultores de Lajinha.

A cafeicultura de montanha compreende cerca de 650 mil ha de cafezais, sendo concentrada na Zona da Mata de Minas e região vizinha no Sul do Espírito Santo. Essa cafeicultura é responsável por safras anuais na faixa de 13-16 milhões de sacas.

Na região de montanha o café é cultivado em pequenas propriedades, as quais tem pouca diversificação de culturas, o produto representando mais de 70% da renda das propriedades. Os cafezais ocupam áreas declivosas, onde é difícil mecanizar os tratos, sendo estes realizados, em sua maioria, de forma manual.

Pela grande importância econômico-social da cafeicultura de montanha torna-se necessário desenvolver tecnologias adequadas, para seu desenvolvimento, de forma rentável e competitiva. No passado, na época do ex-IBC, existia na Zona da Mata de MG a fazenda experimental em Caratinga. Depois, mais adiante, havia o CEPEC da Heringer, que tinha trabalhos em Convênio com a Fundação Procafe. Estas áreas foram desativadas e, assim, a região passou a não contar com Campos experimentais para a cultura do café.

A iniciativa da Fundação Procafé, com sua área experimental, vai atender a falta de estudos e pesquisas específicos, voltados para a solução de problemas da cafeicultura regional. Ainda nesse ciclo agrícola serão instalados diversos experimentos, com novas variedades, competição de clones, espaçamentos, micro-terraceamento, irrigação de salvação, adubação e outras práticas de
manejo dos cafezais.

O programa de trabalho envolve estudos para cafeeiros das espécies arabica e canephora ou robustas, pois existem na região áreas climaticamente adequadas para as duas espécies.

1_edited.jpg

A sede da FEX de Lajinha já pronta- construção simples mas funcional

3_edited.jpg

Mudas clonais de Siriema, resistentes ao BM já plantadas na Fazenda Experimental de Lajinha

2.jpeg

Campo experimental já tem 14 ensaios instalados

4.jpeg

Implantando ensaio com fertilizantes na Fazenda Experimental de Lajinha

5.jpeg

Montagem de viveiro experimental na Fazenda Experimental de Lajinha

Contato

bottom of page