Folha Técnica 536

COM BOM NÍVEL NO SOLO, POTÁSSIO PODE SER DISPENSADO NA ADUBAÇÃO DO CAFEEIRO.

J.B. Matiello e Lucas Bartelega - Engs Agrs Fundação Procafé; Bruno D.M. Meneguci, Eng. Agr. - Bolsista Fundação Procafé

O potássio é o segundo nutriente mais requerido pelo cafeeiro, só superado pelo nitrogênio. Por isso, seu uso na adubação tem sido realizado através de fórmulas ricas em K2O, como é comum a 20-05-20, em aplicações anuais sucessivas. Talvez por receio ou por falta de informação, boa parte dos Técnicos recomendantes não considera a disponibilidade de K no solo, para ajuste dos níveis na adubação potássica, a ser utilizada em cada lavoura.

É bem conhecida a característica do potássio de ficar retido nas cargas do solo, e, portanto, armazenado e disponível para as plantas. Por esta razão, a avaliação desta disponibilidade, mediante a análise química, é importante para a indicação adequada na adubação com esse nutriente.

As pesquisas realizadas, com diferentes níveis de K aplicados em cafeeiros, tem mostrado falta de resposta e, até, respostas negativas na produtividade, quando do uso de doses de K2O além daquelas adequadas. Resultados de alguns ensaios mais antigos sobre o efeito de doses podem ser observados nas tabelas 1 e 2 e, recentemente, novo trabalho foi realizado, para adicionar mais informações, sobre o uso de potássio em lavouras cujo solo já acumula bons níveis de K.

Na tabela 1 pode-se verificar que a produtividade dos cafeeiros aumentou entre as doses de zero a 200 kg de K2O por ha e se manteve, sem aumento, para a dose de 400 Kg, onde os teores de K no solo já estavam acima de 138 mg/dm3. Na tabela 2 observa-se que nos 3 níveis de K aplicados, onde o .....