Folha Técnica 809
- há 2 dias
- 2 min de leitura
FUSARIOSE TARDIA MATA PLANTAS DE CAFÉ
J.B. Matiello, Lucas Bartelega e Bruno Meneguci -Engs Agrs Fundação Procafé
Uma fusariose, ainda pouco conhecida, vem afetando plantas mais velhas de café, levando-as à morte.
A fusariose, como o nome indica, é causada por fungos do gênero Fusarium, que ataca várias culturas agrícolas. A doença tem como característica principal o ataque do fungo junto aos vasos do lenho, no tronco e ramos, com isso interrompendo a passagem da seiva e comprometendo o desenvolvimento das plantas.
O cafeeiro da espécie C. arabica tem se mostrado pouco suscetível à fusariose, não havendo, no geral, problemas dessa doença em plantas jovens de café. Já, na espécie C.canephora tem havido, nos últimos anos, ataques severos, provocados pelas espécies Fusarium decemcellulare, F. lateritium e F. solani.
A presente nota técnica tem por objetivo relatar observações sobre a ocorrência de uma fusariose tardia, ou seja, o ataque da doença em plantas velhas de café. Esse ataque se inicia na medida em que os cafeeiros são podados e, nesse caso, a entrada do fungo ocorre pela porção do caule submetido à poda.
A entrada da fusariose, a partir do ponto onde é efetuada a poda do tronco, fica evidente ao se observar que em uma planta decotada, os sintomas da doença começam, exatamente, no topo da planta e, daí a seca da copa vai descendo, até chegar a matar a planta.
A constatação de que se trata da fusariose, em plantas velhas de cafeeiros, pode ser feita através do corte, com faca, do tronco, logo abaixo da casca. Ali, podem ser observadas listras escuras e avermelhadas, ao longo dos vasos (ver ilustração)..
No campo a doença pode ser observada de longe, com a morte parcial e seca de parte da copa e, com a evolução, a planta vai ficando fraca, na medida em que a parte morta da copa vai aumentando e leva até à morte dos cafeeiros. Esses sintomas podem ser observados nas ilustrações aqui incluídas.
Os prejuízos pela fusariose tardia consistem na perda parcial ou total da copa e, consequente perda de área produtiva e, pela morte, ocorre perda de stand de plantas da lavoura. Para retardar o problema, uma forma de controle, que visa retardar o problema, consiste em efetuar uma poda bem abaixo da parte afetada do tronco, assim reduzindo a parte do tronco com vasos entupidos, e esperar a brotação, que pode prolongar a vida das plantas.







Comentários