FUNDAÇÃO PROCAFÉ REGISTRA NOVA CULTIVAR DE CAFÉ, A ACAUÃMA

J.B. Matiello, S.R. Almeida, Lucas Bartelega - Engs Agrs Fundação Procafé e Reginaldo Oliveira Silva – Tec Agr e Agronomando, ACA-Araguari.

A Fundação Procafé acaba de registrar no MAPA, para possibilitar o uso comercial, uma nova cultivar de café do grupo Acauã, a Acauãma.

A cultivar Acauãma foi selecionada pela Equipe da Fundação Procafé visando resistência à ferrugem do cafeeiro e boa tolerância a stress hídrico, possuindo, ainda, boa tolerância ao nematoide M. exígua. Ela se originou num híbrido natural de cafeeiros Acauã, provenientes do Acauã pioneiro, também conhecido como 365, de frutos vermelhos, que cruzaram com material de frutos amarelos, provavelmente Catucai amarelo, existente na mesma área.

A seleção inicial foi feita em Campo de linhagens de Acauã, conduzido na região Sul de Minas. No meio deste lote de cafeeiros apareceram algumas plantas de frutos amarelos, as quais foram selecionadas e colocadas em ensaio conduzido na Fda Experimental em Araguari, em condição de grande stress hídrico. Deste ensaio já foram obtidas 9 colheitas, nas safras de 2012 a 2020, sendo...