Folha Técnica 556

DIFERENÇAS ENTRE CERCOSPORIOSE E LEPROSE, EM FOLHAS E FRUTOS DE CAFEEIROS

J.B. Matiello, S.R. Almeida e Lucas Bartelega – Engs Agrs Fundação Procafé


Cercosporiose e leprose são duas doenças em cafeeiros que, ambas, atacam folhas e frutos, porém possuem origem e sintomas bem diferenciados, embora muitos ainda confundam essas doenças, especialmente quanto às lesões provocadas em frutos.

A cercosporiose é uma doença de plantas enfraquecidas, seja por stress nutricional (principalmente por carência de N) seja por stress hidrico, com maior gravidade em plantas com carga alta, em variedades de menor vigor e as de maturação precoce e nas regiões mais quentes. As folhas atacadas apresentam lesões tipicas com centro claro e halo amarelado ou, então, uma lesão circular escura, sem halo, no caso da cercospora negra, quando de deficiência grave de P. Nos frutos as lesões aparecem inicialmente pequenas e de cor escura, crescendo em seguida, sendo mais comuns na face dos frutos batida pelo sol.

Nesse ultimo ano agricola a cercosporiose se mostrou mais grave, devido à prevalência de condições favoráveis, como seca, calor, stress hidrico, o atraso nas adubações e pulverizações, depois excesso de chuvas, com lavagem dos...


Clique aqui e acesse a matéria completa

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo