Folha Técnica 554

AÇÃO DE VENTOS PODE INDUZIR MUDANÇAS NO SISTEMA RADICULAR DE CAFEEIROS

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Carlos H. S. Carvalho – Eng Agr Embrapa Café e Acelino Figueira Neto – Tec Fda Rio do Barro

Observações de campo mostram que a ação continuada de ventos sobre plantas de café, desde sua formação, pode influir sobre a estrutura das raízes primárias dessas plantas.

O sistema radicular do cafeeiro é composto de raízes classificadas em dois grupos- as grossas e as finas. As raízes grossas são compostas de uma ou mais pivotantes ou pseudopivotantes (conhecidas como pião/ões), mais as raízes axiais e as verticais. As raízes finas abrangem 2 tipos - as de suporte e as absorventes.

Vários fatores já são conhecidos por afetarem a distribuição do sistema radicular de cafeeiros, como a cultivar, a idade das plantas, o tipo de solo, o espaçamento e os métodos de cultivo.

Em condições normais, o sistema radicular...

Clique aqui e acesse a matéria completa