Folha Técnica 549

FLORAÇÃO DE CAFEEIROS FORA DA ÉPOCA, DEPOIS DE VERANICO

J.B. Matiello e Lucas Bartelega- Engs Agrs Fundação Procafé e Valter Josino- Eng Agr Consultor

Neste ano agrícola as lavouras de café floresceram por um longo período e, pasmem, até agora, em meados de fevereiro, ocorreram pequenas florações.

Na cafeicultura brasileira de café arábica a florada normal das plantas acontece entre outubro e dezembro, a partir da retomada das chuvas e, dentro desse período, ocorrem, normalmente, 2-3 florações.

A maior ou menor concentração das floradas em cafeeiros está relacionada com as condições climáticas. O processo está associado a um diferencial hídrico. A literatura cita que a indução floral, ou seja, a diferenciação dasgemas, ocorre mais cedo, a partir de abril- maio. Em seguida os botões florais se desenvolvem até atingir um determinado tamanho e então permanecem dormentes no período seco, só vindo a abrir com um choque hídrico (por chuvas ou irrigações), necessário para,através....

Clique aqui e acesse a matéria completa