Folha Técnica 548

NO CAFEZAL, ROÇADA DO MATO NÃO É IGUAL CAPINA

J.B. Matiello- Eng Agr Fundação Procafé e Lucas Franco, Hernane de Souza e Jose Renato Dias- Engs Agrs Fdas Sertãozinho

A roçada do mato em lavouras de café é uma prática muito usada, porém é preciso entender o efeito da roçada, em relação ao resultado de uma capina, ou seja, ao controle ou morte efetiva do mato.

A roçada do mato em cafezais encontra facilidades, tanto em áreas mecanizáveis, como em áreas de manejo manual. Nas lavouras implantadas em renque mecanizado, onde o trator pode transitar facilmente nas ruas, ele pode operar com uma roçadeira, acoplada aos 3 pontos e movida pela TDF, tendo um bom rendimento na roçada do mato. Nas áreas declivosas, onde, antigamente, se usava foices na roçada do mato, hoje em dia se emprega...

Clique aqui e acesse a matéria completa