top of page

Folha Técnica 546

CAFEEIROS DA CULTIVAR ACAUÃ, COM BOA RESISTÊNCIA AO NEMATOIDE M. EXIGUA

J.B. Matiello, Lucas Bartelega e S.R. Almeida- Engs Agrs Fundação Procafé e Daniel S. Baldim – Estudante de Agronomia e Bolsista da Fundação Procafé

Em testes recentes, foi comprovada a boa resistência de diversas seleções da cultivar Acauã, em relação ao ataque do nematoide Meloidogyne exígua.

A cultivar de cafeeiros denominada Acauã é oriunda de um cruzamento, efetuado na década de 1970, entre o Sarchimor LC 1668 e a cultivar Mundo Novo, realizado por técnicos do ex-IBC do Paraná. As primeiras seleções foram introduzidas em Caratinga e dai para a FEX Varginha, onde vem recebendo, através de ensaios conduzidos em diversas regiões cafeeiras, novas seleções, que tem dado origem a novas cultivares.

O material de cafeeiros Acauã tem apresentado boas características produtivas e alta resistência à ferrugem, além de boa tolerância a stress hídrico. A sua resistência ao nematoide M. exigua já foi observada no material original. Foi realizada, recentemente, uma testagem de diferentes seleções, pertencentes ao grupo Acauã, para verificar o seu comportamento em relação a esse nematoide.

O trabalho de testagem foi feito na Fda Experimental de Varginha, através da inoculação do nematoide em mudas de café, sendo testados 16 materiais...


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page