Folha Técnica 546

CAFEEIROS DA CULTIVAR ACAUÃ, COM BOA RESISTÊNCIA AO NEMATOIDE M. EXIGUA

J.B. Matiello, Lucas Bartelega e S.R. Almeida- Engs Agrs Fundação Procafé e Daniel S. Baldim – Estudante de Agronomia e Bolsista da Fundação Procafé

Em testes recentes, foi comprovada a boa resistência de diversas seleções da cultivar Acauã, em relação ao ataque do nematoide Meloidogyne exígua.

A cultivar de cafeeiros denominada Acauã é oriunda de um cruzamento, efetuado na década de 1970, entre o Sarchimor LC 1668 e a cultivar Mundo Novo, realizado por técnicos do ex-IBC do Paraná. As primeiras seleções foram introduzidas em Caratinga e dai para a FEX Varginha, onde vem recebendo, através de ensaios conduzidos em diversas regiões cafeeiras, novas seleções, que tem dado origem a novas cultivares.

O material de cafeeiros Acauã tem apresentado boas características produtivas e alta resistência à ferrugem, além de boa tolerância a stress hídrico. A sua resistência ao nematoide M. exigua já foi observada no material original. Foi realizada, recentemente, uma testagem de diferentes seleções, pertencentes ao grupo Acauã, para verificar o seu comportamento em relação a esse nematoide.

O trabalho de testagem foi feito na Fda Experimental de Varginha, através da inoculação do nematoide em mudas de café, sendo testados 16 materiais...


Clique aqui e acesse a matéria completa

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Institucional

Navegação

Redes Sociais

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

Alguma dúvida?

Entre em contato

(35) 3214-1411

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-483

© Copyright 2020 Fundação Procafé - Todos os direitos reservados
0
Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira