Folha Técnica 542

FORTE DEFICIÊNCIA DE BORO EM CAFEEIROS, EM FUNÇÃO DA ESTIAGEM

J.B. Matiello e S.R. de Almeida- Eng Agr Fundação Procafé e Tiago de Souza - Eng Agr Consultor em cafeicultura.

Com a retomada das chuvas, as lavouras de café vêm apresentando, de forma generalizada, forte deficiência de boro na nova brotação.

Depois de um longo período de estiagem, nas principais regiões cafeeiras de café arábica, as chuvas voltaram e, em função delas, veio a brotação das plantas, com crescimento da ramagem e de folhas novas. Observando essa ramagem e folhagem fica muito visível a presença de sintomas de deficiência grave de boro.

As folhas novinhas apresentam pontuações e áreas negras e corticosas, o que provoca sua deformação. As folhas ficam pequenas, com bordos arredondados. Ocorre seca de ponteiros, que pode ser confundida com o ataque de ....

Clique aqui e acesse a matéria completa

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-400