Folha Técnica 535

CAFEEIROS PODADOS POR ESQUELETAMENTO/DESPONTE SENTEM MENOS A SECA

J.B. Matiello, Lucas Bartelega. e J. E. Pinto Paiva – Engs Agrs Fundação Procafé e Hernane Souza, Lucas Franco e J.R. Dias – Engs Agrs Fazendas Sertãozinho

A poda de esqueletamento/desponte vem sendo muito aplicada, ultimamente, para zerar a safra e promover a renovação da ramagem dos cafeeiros, também facilitando o manejo dos tratos e da colheita das lavouras.

A ocorrência de períodos críticos, de stress hídrico, em diversas regiões cafeeiras do país, em alguns anos, como o atual, com estiagem prolongada, de maio a outubro de 2020, mostrou que as áreas de lavoura que foram podadas sempre se mantiveram em melhor estado vegetativo, com folhagem mais verde e com menor desfolha, apesar do efeito da falta de água.

O melhor comportamento vegetativo das plantas esqueletadas/despontadas tem sido observado nas 3 condições em que as plantas podadas se encontram – 1- No pós-poda, com brotação surpreendente, mesmo sob condição de...

Clique aqui e acesse a matéria completa

Alameda do Café, 1000 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-400