top of page

Selecione as características desejadas

Porte

Baixo

Alto

Diametro da copa

Pequeno

Médio

Grande

Tamanho dos grãos

Pequeno

Médio

Grande

Muito Grande

Vigor vegetativo

Baixo

Médio

Alto

Cor do fruto maduro

Amarela

Vermelha

Qualidade da bebida

Regular

Diferenciada

Produtividade

Baixa

Média

Alta

Muito Alta

Cor das folhas jovens (brotos)

Bronze

Bronze-claro

Verde

Época de maturação

Resistência a doenças

Ferrugem
Resistência a outras doenças
Resistência a Nematoide
Resistência a Bicho Mineiro

Catálogo de Cultivares de Café Arábica

Acaiá Cerrado MG 1474

Epamig

Cultivar pouco recomendada para uso comercial, mas cultivada em pequena escala no Cerrado Mineiro.

Acauã

Fundação Procafé

Bem adaptada à região do Cerrado Mineiro e a áreas mais quentes e secas. Possui plantas bem enfolhadas, com copa densa e compacta. Os grãos são em geral de formato alongado, com 12% a 20% de grãos do tipo moca. Sensível à escaldadura.

Acauãnovo

Fundação Procafé

Difere da ‘Acauã’ por apresentar brotos verdes, maturação um pouco mais precoce, menor percentagem de grãos do tipo moca e copa menos densa. Recomendada para regiões cafeeiras do Sul de Minas e Cerrado Mineiro e para áreas infestadas com M. exigua.

Arara

Fundação Procafé

Tem sido amplamente plantada no Sul de Minas e região do Cerrado Mineiro. Apresenta produtividade significativamente superior à de cultivares tradicionais e tem se destacado também por produzir bebida de excelente qualidade e peneira alta

Araçari

Fundação Procafé

Vem sendo testada com sucesso em áreas do Cerrado e cultivo de sequeiro e, particularmente, em regiões com temperaturas mais elevadas. Possui arquitetura semelhante à do ‘Acauãnovo’.

Asabranca Amarelo

Fundação Procafé

Tem tido bom comportamento em áreas do Cerrado Mineiro e cultivo de sequeiro e, particularmente, em regiões com temperaturas mais elevadas. Ainda em fase experimental na pesquisa.

Beija Flor

Fundação Procafé

Apresenta copa estreita, maturação precoce e uniforme, responde bem à poda e tem boa tolerância à seca. Tem como desvantagem produzir grãos de tamanho pequeno.

Bourbon Amarelo IAC J10

IAC

‘Bourbon Amarelo’ é referência para bebida de boa qualidade. É mais adaptada a regiões mais altas, com temperaturas mais amenas, mas tem sido também cultivada em regiões mais baixas, como o Cerrado. O espaçamento de plantio deve ser mais adensado para reduzir a produção por planta e evitar seca de ramos.

Canário

Fundação Procafé

Não tem sido recomendada para uso comercial.

Catiguá MG2

Epamig

Recomendada para a produção de cafés especiais. Ampla capacidade de adaptação a diferentes ambientes, tolera déficits hídricos moderados. Tem se mostrado menos exigente em nutrição e mais tolerante à seca que cultivares tradicionais e outras resistentes à ferrugem. Resistente ao ácaro-vermelho. Os frutos são bastante aderidos à planta, característica que apresenta a vantagem de reduzir a queda natural de frutos, mas que dificulta a colheita mecanizada

Acaiá IAC 474-19

IAC

Bastante cultivada em várias regiões cafeeiras, particularmente no Sul de Minas, por apresentar maturação uniforme, ser mais precoce que a ‘Catuaí’, ter alto vigor vegetativo e peneira alta.

Acauãma

Fundação Procafé

Cultivar bastante promissora, com boa adaptação a regiões mais secas e quentes.

Araponga MG1

Epamig

Não tem sido recomendada para uso comercial.

Araraçu

Fundação Procafé

Possui maturação de frutos um pouco mais precoce e mais uniforme que a ‘Arara’, internódios longos e crescimento vegetativo rápido e vigoroso. Por apresentar porte alto e boa resposta à poda, é bem adaptada à colheita mecanizada e ao sistema safra-zero

Asabranca

Fundação Procafé.

Selecionada na região de Coromandel, MG. Possui boa adaptabilidade a regiões mais quentes e secas, apresenta maturação uniforme e tem sido cultivada para a produção de café cereja descascado e em áreas do Cerrado Mineiro com infestação de M. exigua. Sensível à escaldadura.

Azulão

Fundação Procafé

Material vigoroso, com boa resposta à poda e com boa tolerância à seca. Possui grãos um pouco menores do que os de outras cultivares do grupo Catucaí.

Bem-Te-Vi

Fundação Procafé

Cultivar com vigor vegetativo bastante alto. Tem apresentado altas produtividades no Sul de Minas e Cerrado Mineiro. Ainda em fase experimental na pesquisa.

Bourbon Vermelho IAC 662

IAC

Usada principalmente para a produção de cafés especiais. Assim como para a ‘Bourbon Amarelo J10’, o espaçamento de plantio deve ser mais adensado para reduzir a produção por planta e evitar a seca de ramos. Em geral, cultivada em regiões com temperaturas mais amenas. É menos cultivada que a ‘Bourbon Amarelo’.

Catiguá MG1

Epamig

Não tem sido recomendada para uso comercial.

Catuaí Amarelo IAC 32

IAC

É um pouco mais tardia e mais enfolhada que a ‘Catuaí Vermelho IAC 144’. Bastante cultivada na região do Alto Paranaíba, MG.

bottom of page