Congresso

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé”, o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn, em Franca-SP, de 23 a 26 de outubro/18.

O evento tem por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

A região cafeeira da Mogiana, em São Paulo e áreas vizinhas no Sul e Triângulo, em Minas, constituem importantes pólos cafeeiros, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Na programação do evento está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa, a serem recebidos dos Técnicos das diversas Instituições, os quais deverão ser elaborados na forma resumida, de acordo com as regras constantes do site do Congresso e remetidos por e-mail para trabalhos@fundacaoprocafe.com.br, até 12 de setembro/2018 – 18 horas.

Os trabalhos serão publicados no livro dos Anais do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e também em CD. Além disso, cerca de 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral, durante a realização do Congresso.

Na abertura do evento, será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, lançamento de duas novas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia de evento será realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Franca.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, em especial do IAC, da Universidade de Uberaba – UNIUBE e da Universidade Federal de Lavras – UFLA . Além dessas instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC, e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

Exposição de arte com a artista plástica Valéria Vidigal.

Nessa edição, o Congresso contará com apoio especial da COCAPEC (Cooperativas dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca) e da Prefeitura Municipal de Franca.

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão recebidas no local do evento, a partir do primeiro dia (23/10/2018).

Não serão aceitos cartões crédito/débito.

HOTEL:

Faça sua reserva: Hotel Dann Inn Franca

R. Alfredo Tosi, 1088 - Núcleo Agricola Alpha, Franca - SP, 14403-180

Telefone(16) 3723-4444

Diárias: R$ 156,00 apartamento duplo por dia/por pessoa, incluindo as refeições.

Venha participar e rever os amigos!  Vamos aproveitar bons momentos, pois afinal, um bom cafezinho vai estar animando a todos!

TRABALHOS:

Os trabalhos de pesquisa devem ser escritos, na forma resumida, conforme o usual, e remetidos por e-mail para trabalhos@fundacaoprocafe.com.br.

Prazo: O prazo para envio será até 12 de setembro de 2018 - 18 horas.

Normas para a redação dos trabalhos: O texto deverá ser apresentado em MS-Word com as seguintes formatações:

- Tamanho do papel:     Papel A4

- Margem Superior  -  1,3 cm

- Margem Inferior -  1,0 cm

- Margem Esquerda - 3,0cm

- Margem Direita - 1,3 cm

- Medianiz - 0,0 cm

- Cabeçalho - 1,27 cm

- Rodapé  - 0,8 cm

- Fonte: Times New Roman

- Tamanhos:

- Título – 11 (todo em maiúsculo e negrito)

- Autores – 9

- Texto - 10

- Espaçamento entre linhas:    Simples

Observações:

- O título do trabalho deve ser todo em letras maiúsculas, em negrito e com alinhamento justificado.

- Os nomes dos autores: deve-se abreviar as iniciais à exceção do último nome que deve ser grafado com a inicial    maiúscula (ex: ASC Silva, JKL Tavares).

- As tabelas e figuras deverão estar em preto e branco, inseridas no texto sem ultrapassar as margens da página.

- O trabalho deve conter no máximo 1,5 páginas, obedecendo a seguinte seqüência:

- Título

- Autor(es),

- Corpo inicial do trabalho contendo a justificativa do trabalho, materiais e métodos sem separação dos títulos.

- Resultados e Conclusões

CERTIFICADOS:

Serão fornecidos certificados de participação no 44º Congresso e, quando solicitados por email, de apresentação do trabalho.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

A apresentação oral dos trabalhos se dará por um tempo máximo de até 10 minutos (já inclusas perguntas).

Para isso o apresentador deverá levar, no início de cada sessão de trabalhos, em pen drive,  sua apresentação em Power Point e entregar para a pessoa responsável,  que ordenará as palestras no computador.

As apresentações devem ser objetivas, com título, autores, breves  justificativas e metodologias e mais ênfase nos resultados e conclusões, podendo incluir tabelas, gráficos e ilustrações.

Não haverá apresentações sob a forma de painéis.

- PROGRAMAÇÃO -

Fundação Procafé

rosiana@fundacaoprocafe.com.br

35. 3214-1411

Evento do ano anterior:

43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, com recorde de publico e de trabalhos

Com o tema “Novas tecnologias difundir, pro bom café produzir”, foi realizado o Congresso Brasileiro de pesquisas cafeeiras, em sua 43ª edição, tendo lugar no Centro de Convenções do Hotel Monreale em Poços de Caldas, MG, de 7 a 10 de novembro de 2017, com recorde de trabalhos e de publico.

O Congresso contou com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba – Uniube e da Universidade Federal de Lavras – UFLA  . Além das instituições promotoras citadas, o evento teve o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil -CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae,  e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

O evento teve por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

PROGRAMAÇÃO

Na manhã do dia 07 de novembro, das 09 às 12 horas, aconteceu  a abertura do evento:

Foi concedida a horaria de Nessa solenidade contar com as ilustres presenças  do Secretário de Agricultura de Minas Gerais - Dr. Pedro Leitão, o Presidente da FAEMG- Federação da Agricultura de MG  -Dr. Roberto Simões e muitas outras autoridades ligadas ao setor cafeeiro.

Mérito Cafeeiro: foram conferidas homenagens do mérito cafeeiro, com a entrega de medalhas a diversas personalidades  da cafeicultura, nas categorias de autoridades, pesquisadores, extensionistas, produtores e dirigentes de Cooperativas e funcionários.

Carlos Alcides Vargas Becker

Ruy Bonini

Sara  Maria Chalfon  de Souza

Tarcísio Rabelo

Colaboradora com a pesquisa cafeeira em 2017: Foi concedida à Fazenda Santa Helena, de Areado-MG o troféu de Colaboradora com a pesquisa cafeeira em 2017. Foi apresentado um vídeo sobre o excelente trabalho realizado pela Fazenda.

Lançamento de duas novas variedades: Com a projeção de um vídeo sobre as novas variedades Acauã e Bem te vi, verificamos as boas características, de produtividade e resistência.

Debate: Foi realizado um debate sobre a conjuntura cafeeira, onde as autoridades representativas do setor fizeram explanações sobre o agronegócio café.

O Congresso tem por objetivo reunir, discutir e divulgar as novas tecnologias para apoiar o setor cafeeiro, visando dar base para aumento da produtividade e da renda.

APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS DE PESQUISA

Encerrada a manhã festiva do evento, foram iniciadas as sessões para apresentação dos trabalhos de pesquisa cafeeira. Foram apresentados 126 trabalhos de pesquisa, divididos em 5 sessões de apresentações orais.

SEMINÀRIOS

Foram apresentados três seminários debatendo sobre os seguintes  temas:

- Irrigação em cafezais (clique no link e veja a apresentação)

André Luis Teixeira Fernandes, Roberto Santinato, Rodrigo Naves Paiva

#43° CBPC - Seminário: Irrigação em Cafezais

- Renovação de cafezais – bases e custos (clique no link e veja a apresentação)

J.B. Matiello, Sálvio Gonçalves, Cesar Abel Krohling

#43° CBPC - Seminário: Renovação de cafezais - Bases e custos

- Adubos de lenta liberação e indução de resistência em cafeeiros (clique no link e veja a apresentação)

Juscelio R. de Souza, Mario Lucio V. Resende

#43° CBPC - Seminário: Adubos de lenta liberação e indução de resistência em cafeeiros

PUBLICAÇÃO: Com o apoio Da Embrapa Café/ Consórcio Pesquisa Café, foi editado o livro dos Anais, distribuído aos participantes do Congresso, contendo mais de 400 trabalhos, o qual servirá para consulta e para a literatura junto às bibliotecas. A versão eletrônica também foi distribuída a todos os participantes.

- Stands e apoiadores: O Congresso contou com a exposição de diversas empresas.

No último dia de evento (10 novembro) foi realizado um Dia de Campo com demonstração de resultados de pesquisas nas Fazendas Sertãozinho, em Botelhos, MG.

O publico, composto em sua maioria por técnicos que lidam na cafeicultura, foi de cerca de 700 pessoas, que assistiram e debateram as palestras e no dia de campo estiveram presentes 270 interessados, ambas participações atingindo um recorde nesses eventos.

Galeria de fotos

O tradicional Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, neste ano em sua 43ª edição, será realizado no período de 07 a 10 de novembro de 2017, no Centro de Convenções do Monreale Hotel Resort.

A cidade de Poços foi escolhida pela sua boa estrutura, pela sua localização próxima das principais zonas cafeeiras e por representar o Sul de Minas, principal região produtora de café do país. A escolha se baseou, ainda, na opinião favorável dos participantes em edições anteriores do Congresso.

Visando reunir técnicos-pesquisadores das mais variadas Instituições do País, de empresas, Institutos e Universidades, o evento possui como objetivo divulgar os últimos resultados obtidos através de trabalhos de pesquisa e inovações no manejo dos cafezais e preparo do café. Juntamente com a equipe de pesquisa estarão reunidos técnicos e consultores ligados à assistência, bem como liderança de produtores, integrando a apresentação e a difusão das novas tecnologias.

Está chegando a hora....

Nesta edição do Congresso, a Fundação Procafé e seus tradicionais parceiros na organização do evento, a Embrapa-Café, a UFLA, a UNIUBE e a Secretaria de Agricultura-MG, contam também com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços e da Fazenda Sertãozinho.

PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO - CLIQUE AQUI

TRABALHOS:

Acompanhe aqui sobre a publicação e apresentação dos trabalhos

Trabalhos publicados nos anais e cd do 43º CBPC:

Trabalhos publicados

Trabalhos selecionados para apresentação oral durante o 43º CBPC:

Trabalhos a serem apresentados

Nota da Comissão:   Agradecemos a todos pelos trabalhos recebidos.

Devido ao pouco tempo dedicado para apresentação dos  trabalhos sob a forma oral, a Comissão do 43º Congresso Brasileiro de Pesqusias Cafeeiras selecionou 129 dentre os 430 bons trabalhos recebidos. Informamos que procedemos com a publicação de todos nos Anais e no CD, na íntegra. Desta forma, entendemos que a publicação será de suma importância, pois se dará como objeto de divulgação e de consulta dirigida e eficiente, atendendo assim, especificamente, aqueles Técnicos da Pesquisa e da AT que lidam, no dia a dia,  na cultura cafeeira, portanto se transformando em tecnologias de difusão e  utilização imediata.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

Para isso o apresentador deverá levar, no inicio de cada sessão de trabalhos, em pen drive,  sua apresentação em Power Point e entregar para a pessoa responsável,  que ordenará as palestras no computador.

As apresentações devem ser objetivas, com titulo, autores, breves  justificativas e metodologias e mais enfase nos resultados e conclusões, podendo incluir tabelas, gráficos e ilustrações.

Não haverá apresentações sob a forma de painéis.

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão recebidas no local do evento, a partir do primeiro dia (07/11/2017).

Não serão aceitos cartões crédito/débito.

EXPOSITORES E APOIADORES:

Estarão presentes várias empresas apresentando seus produtos e serviços.

HOTEL:

Neste ano, o Hotel escolhido foi o Monreale Hotel Resort.

Localizado a 1.300 metros de altitude, clima agradável o ano inteiro, amplas áreas verdes para passeios, esportes e relaxamento. Programações com teatros, shows e muita música ao vivo de qualidade. Entre os melhores hotéis para crianças do brasil, certificado de excelência do TripAdvisor® 2017.

Av. Leonor F. Delgado, no trevo da Rod. Geraldo Martins Costa, km 7,5 - Poços de Caldas - MG

* apartamentos duplos

Informações e reservas: www.monrealehotels.com - 35- 2101-7777

Fundação Procafé