Congresso

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras aconteceu em Poços de Caldas-MG

Com o tema “Mais tecnologias cafeeiras, nas cores brasileiras”, o Congresso foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Monreale, em Poços de Caldas-MG, de 29 out a 1 de nov/2019.

O evento teve por objetivo reunir equipes de diversas Instituições e das diferentes regiões cafeeiras do país, para discutir e transferir avanços tecnológicos, visando melhorias para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações na cafeicultura.

A região cafeeira do Sul de Minas e a as áreas vizinhas, no Triangulo Mineiro e Mogiana em São Paulo, constituem o mais importante polo cafeeiro do país, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região fez, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Na programação do evento constou, nos primeiros 3 dias, a apresentação oral de 136 trabalhos de pesquisa, recebidos dos Técnicos das diversas Instituições, os quais, juntamente com os demais, que não foram escalados para apresentação oral, um total de 362, foram publicados no livro dos Anais do 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.  Foram, ainda, realizados 3 seminários e debates, versando sobre – Doenças secundárias do cafeeiro, Racionalização no uso do nitrogênio em lavouras cafeeiras e a Técnica de fermentação e armazenagem de cafés especiais.

Na abertura do evento foi promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, onde participaram o Conselho Nacional do café, o Centro do Comercio de Café do Estado de Minas Gerais, diversos presidentes de Cooperativas de Cafeicultores e outras autoridades regionais. Nesta sessão também foi feito o lançamento de duas novas cultivares de café – a Anuai e a Araraçu, com resistência à ferrugem e boa produtividade. Foram conferidas homenagens, do mérito cafeeiro, a 17 personalidades da cafeicultura, lideranças, técnicos e cafeicultores e ao colaborador da pesquisa cafeeira de 2019 – o IBRA- Instituto Brasileiro de análises. Foi também lançado um boletim sobre “podas de cafeeiros”, editado pela Fundação Procafé e com autoria de sua equipe técnica.

Nesta edição histórica, com 45 anos completados, foi organizada, ainda, uma exposição sobre o evento, com os resultados obtidos, mostrando que já foram publicados mais de 10 mil trabalhos no período e foram homenageados 19 técnicos que participaram desde o inicio do evento até hoje, por este longo período.

No último dia de evento foi realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados, na Fazenda Sertãozinho, sendo mostrada a industrialização de cafés em cápsulas, aplicação de boro granulado e herbicida com triciclos, pulverização com drone, colheita com máquina em área montanhosa, preparada com terraços e as novas variedades de café, tendo o encerramento com uma feijoada na Fazenda, sob uma aleia de jabuticabeiras.

O Congresso obteve os resultados esperados, com boa participação, com mais de 700 participantes, de técnicos e liderança da pesquisa e difusão de tecnologia cafeeira. Assim cumpriu bem sua finalidade, de trazer e discutir informações úteis e as novidades para melhoria da lavoura.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura  de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba – Uniube e da Universidade Federal de Lavras – UFLA. Além dessas instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel - ABICS, Conselho Nacional do Café – CNC, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, Sebrae e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira. Nessa edição o Congresso contou com apoio especial da “Fazendas Sertãozinho" e da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Fotos: Luiz Valeriano

COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora do Congresso foi composta com representantes das entidades promotoras, assim –

- Eng Agr J. B. Matiello – Coordenador – Fundação Procafé