Fundação Procafé recebe Dr. Silas Brasileiro e membros do Conselho Diretor do CNC

A Fundação Procafé recebeu no dia 16 de março (sexta-feira), os membros do Conselho Diretor do C.N.C – Conselho Nacional do Café.  Recepcionados pelo seu ilustre Presidente, Silas Brasileiro, e pelo Presidente do Conselho Diretor, Maurício Miarelli, estiveram presentes os conselheiros deste órgão, presidentes de cooperativas e sindicatos. Durante a cerimônia de abertura várias autoridades estiveram presentes engrandecendo o evento: Deputado Federal Diego Andrade, Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, Marcos Paiva Foresti – Vice-Prefeito de Varginha, Verdi Lúcio Mello – Presidente da Câmara Municipal de Varginha, Dr. João Roberto Pullitti – FAEMG, Dr. Sérvio Túlio de Carvalho – Superintendente do Banco do Brasil, Ednaldo José Abraão – Pólo de Excelência do Café.

Em um primeiro momento foi realizada uma reunião para apresentação dos trabalhos realizados por esta Fundação em prol da cafeicultura, onde foram demonstradas as experiências inovadoras em todas as etapas da cadeia produtiva do café. O Engenheiro Agronômo José Braz Matiello apresentou Os avanços tecnológicos da cafeicultura, destacando o trabalho da Fundação Procafé ao longo de 10 anos. Dr. Carlos Henrique Siqueira de Carvalho apresentou a Produção comercial de mudas clonais de café em biofábricas.

Em seguida, foi realizada uma visita ao Laboratório de Biotecnologia da Fundação Procafé, que resulta em um trabalho de pesquisa que vem sendo realizado há vários anos para o desenvolvimento de cultivares de café clonados, a partir de plantas matrizes utilizando a técnica de embriogênese somática. A Eng. Agrônoma Ana Carolina Ramia dos Santos Paiva e o Pesquisador da Embrapa Café Dr. Carlos Henrique Siqueira de Carvalho apresentaram todo o processo de produção de mudas clonadas.

VISITA À FAZENDA EXPERIMENTAL DE VARGINHA

Após, foi realizada uma visita à Fazenda Experimental de Varginha para a apresentação de três estações de pesquisa: Novas variedades de café - demonstrada pelo pesquisador Saulo Roque de Almeida, abordando as novas cultivares lançadas pela Fundação Procafé, com destaque para as principais características de produtividade, qualidade e resistência a pragas e doenças; Processo de irrigação x espaçamento -apresentado pelo Eng. Agr. Rodrigo Naves Paiva, correlacionando os últimos déficits hídricos com os incrementos de produtividade em função do uso de irrigação; Jardim clonal de mudas de café arábica - abordado pela Eng. Agr. Ana Carolina Ramia dos Santos Paiva.

PALESTRA: O FUTURO DA CAFEICULTURA BRASILEIRA, COM FOCO EM RENTABILIDADE E PRODUTIVIDADE.

Na tarde do dia 16 de março, encerrando as atividades comemorativas deste dia, cerca de 120 pessoas estiveram presentes na palestra seguida de debate sobre “O Futuro da cafeicultura brasileira, com foco em rentabilidade e produtividade”, proferida pelo Dr. Carlos Brando – P&A Internacional Marketing.  Sua palestra abordou aspectos de custo benefício da sustentabilidade, evolução do consumo mundial, produtividade e agregação de valor, revolução tecnológica, marketing estrutural e promocional, dentre outros.

Palestra O Futuro da cafeicultura brasileira

Produtos e Serviços